5 dicas para você parar de acordar à noite para urinar | Dr. Eduardo Costa

homem dormindo feliz pois parou de acordar a noite para urinar

Muitas pessoas amam dormir e acreditam que este é um dos grandes prazeres da vida.

isso é verdade, mas além disso, dormir é uma necessidade fisiológica, assim como se alimentar e beber água.

Dessa forma, levantar muitas vezes para urinar causa um grande estresse e um prejuízo significativo na qualidade de vida das pessoas.

Sendo assim, o objetivo deste artigo é explicar 5 dicas para você parar de acordar à noite para urinar.

Quantas vezes é normal urinar a noite?

É considerado normal acordar até 1 vez durante a noite para urinar.

No entanto, é fundamental acompanhar o padrão miccional de cada paciente.

Isso porque, a mudança deste padrão pode ser um sinal de alterações no organismo.

Urinar muito a noite é sinal de que?

Existem diversas alterações que podem cursar com isso.

Dentre elas, as principais são:

– Alterações metabólicas (diabetes não controlado)

– Hiperplasia prostática (próstata aumentada)

– Maus hábitos

– Insuficiência cardíaca

– Apneia obstrutiva do sono

Existem outras diversas causas que devem ser investigadas e tratadas adequadamente pelo médico urologista.

Hoje focaremos nos maus hábitos, explicando os principais e como podemos resolve-los.

5 dicas para você parar de acordar à noite para urinar

Uma noite mal dormida atrapalha uma semana inteira. Dessa forma, é possível imaginar o prejuízo que diversas noites mal dormidas podem resultar na vida de uma pessoa.

Acordar muitas vezes para urinar prejudica e muito o sono, atrapalhando consequentemente a produtividade no trabalho, relações sociais e a disposição geral para atividades do dia a dia.

Segundo uma revisão sistemática, publicada no Journal of Urology em 2020, acordar a noite para urinar aumenta até a mortalidade geral.

Iremos explicar agora as 5 principais dicas que podem te ajudar a parar de acordar à noite para urinar.

Não beber líquidos 03 horas antes de dormir

Esta é uma das principais dicas para não acordar à noite para urinar.

Pode até parecer simples demais para ser verdade, mas ela é real.

Quando nos deitamos, a filtração renal e a produção de urina, continua a ser realizada.

Quando ingerimos grande quantidade de líquido 03 horas antes de dormir, isso irá acarretar em uma maior produção de urina e uma maior vontade de urinar no período noturno.

Isso pode fazer com que muitas pessoas acordem à noite para urinar.  

A redução de líquidos (água, sucos, chá, refrigerantes, iogurtes) e alimentos ricos em líquidos (maçã, abacaxi, melancia) 03 horas antes de dormir é fundamental.

Assim como urinar (mesmo sem vontade) imediatamente antes de se deitar para dormir.

Alterar o horário dos diuréticos

Muitos pacientes apresentam pressão alta e ingerem medicamentos diuréticos que o fazem urinar em uma maior quantidade e frequência.

Estes medicamentos são essenciais para o tratamento e devem ser tomados corretamente.

No entanto, é super comum encontrarmos pacientes que tomam esses medicamentos logo antes de dormir, sem saber ao certo o seu efeito.

Isso pode levar muitas pessoas a acordar à noite para urinar.

A troca destes medicamentos ou o ajuste do horário (quando possível), em conjunto com o médico cardiologista, pode ajudar drasticamente a rotina desses pacientes.

Isso irá melhorar significativamente a sua qualidade de vida, com uma noite de sono mais tranquila, sem acordar para urinar.

parar de acordar à noite para urinar
Existem diversas causas que podem levar você a acordar à noite para urinar.

Evitar alimentos irritativos

Existem pessoas que não consomem grande quantidade de líquido no período noturno, mas ingerem alimentos que podem “irritar” a bexiga.

Isso pode ser o responsável por acordar à noite para urinar.

Estes alimentos podem variar de pessoa a pessoa, mas os principais são:

Cafeína

Além de manter o paciente alerta, com maior dificuldade para dormir, ainda pode irritar a bexiga.

Isso irá desencadear uma maior vontade de urinar, mesmo com uma menor quantidade de urina produzida.

Diferente do que muitas pessoas acreditam, a cafeína não está presente somente no café.

Ela também está presente em energéticos, chás, refrigerantes, chocolates e alguns medicamentos.

Bebidas gaseificadas

Esta é outra bebida que muitas vezes passa desapercebida.

As bebidas gaseificadas (água com gás, tônica, refrigerantes e outras) também podem deixar a bexiga mais sensível e desencadear uma maior quantidade de micções no período noturno.

Comidas apimentadas e picantes

Não são apenas os líquidos capazes de irritar a bexiga. Diversos alimentos e temperos também podem ser os responsáveis.

A pimenta se destaca entre o principal tipo de tempero irritante.

Dessa forma, se você acorda várias vezes a noite para urinar, evite alimentos picantes com frequência.

Frutas cítricas

Por fim, as frutas cítricas também podem irritar a bexiga e prejudicar o sono de muitas pessoas.

Dentre as principais frutas cítricas, destacam-se:

– Abacaxi

– Limão

– Laranja

– Tangerina

Desta forma, o ideal é evitar estes tipos de alimentos no período noturno.

Não ingerir bebida alcoólica

O álcool, presente em cervejas, vinhos, vodka, whisky e outros tipos de bebida agem na inibição do hormônio antidiurético (ADH).

Este é um hormônio responsável pela retenção de líquido dentro do corpo.

Sendo assim, quando ingerimos bebida alcoólica, o hormônio antidiurético é inibido e, consequentemente, iremos reter menos líquido, eliminando mais líquido pela urina.

Desta forma, quando ingerimos bebida alcoólica à noite, nosso corpo estará produzindo uma maior quantidade de urina e isso pode levar a muitas pessoas a acordarem a noite para urinar.

Procure um médico urologista

Esta é a última e principal dica para você parar de acordar à noite para urinar.

Se você estiver sofrendo com este distúrbio, procure um especialista.

O médico urologista é o profissional responsável por investigar e tratar as diversas doenças que podem afetar a sua urina e prejudicar o seu sono.

Infelizmente, uma série de doenças não irão resolver apenas com essas dicas.

Dessa forma, a investigação com o urologista e o tratamento adequado com remédio ou até cirurgia são essenciais.

Para entrar em contato clique aqui ou no símbolo de whatsapp ao lado.

Conclusão

Neste artigo falamos sobre as 5 dicas para você parar de acordar à noite para urinar.

São medidas simples, fáceis e que podem te auxiliar no tratamento deste desconforto.

No entanto, é fundamental que você procure um médico urologista caso estes sintomas não melhorem ou sejam persistentes.

Um abraço.

Perguntas frequentes

É normal levantar várias vezes à noite para urinar?

Não. Isto pode ser resultado de uma série de doenças e maus hábitos.

Alterações na próstata, infecções de urina, uso de diuréticos e irritantes vesicais podem ser os responsáveis.

Mas o ideal é sempre procurar um urologista para realizar uma investigação completa das possíveis causas.

Quem tem diabetes urina muito a noite?

Depende. Caso a diabetes esteja controlada, a micção ocorrerá praticamente na mesma frequência de um paciente normal.

No entanto, quando a diabetes está descontrolada. pode ocorrer um maior volume de urina (diurna e noturna), maior sede e fome.
E isso pode fazer com que o diabético acorde várias vezes à noite para urinar.

Vale lembrar que existem múltiplas condições que também podem levar o indivíduo a acordar a noite para urinar (independente de possuir diabetes), que devem ser investigadas.

Referências

  1. Pesonen, Jori S et al. “The Impact of Nocturia on Mortality: A Systematic Review and Meta-Analysis.” The Journal of urology vol. 203,3 (2020): 486-495. doi:10.1097/JU.0000000000000463
  2. Acervo de recursos nacionais de saúde. https://ares.unasus.gov.br/acervo/html/ARES/9257/1/cart_saude_homem_med.pdf
  3. Cleveland clinic. https://my.clevelandclinic.org/health/diseases/14510-nocturia

Artigo escrito por:

Dr. Eduardo Costa

Dr. Eduardo Costa

Médico Urologista. CRM: 175220-SP | RQE: 103714 Especialista em Cirurgia Minimamente Invasiva (Cirurgia Robótica, Videolaparoscopia e Laser)

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