Tratamento para Bexiga Hiperativa em São Paulo
Tratamento para bexiga hiperativa
O tratamento da bexiga hiperativa é feito com mudanças de hábitos, fisioterapia pélvica, remédios, procedimentos e até cirurgias.
Para eu realizar o tratamento, o primeiro passo é entender os sintomas que te incomodam, hábitos que pioram estes sintomas e quais exames ou tratamentos já foram realizados.
Essa condição é extremamente individual e afeta cada pessoa de uma forma e intensidade específicas.
Atendo todos os dias pacientes com essa condição, que inclusive me contam que acreditavam que a vontade de urinar aumentada era normal, por isso demoraram para procurar atendimento médico.
Eu procuro sempre identificar pontos e gatilhos que exacerbam os sintomas da bexiga hiperativa para adotar medidas e tratamentos específicos de acordo com cada paciente, idade e estilo de vida.
O que é a bexiga hiperativa?
A bexiga hiperativa é o nome popular a uma condição chamada incontinência urinária de urgência, em que a bexiga apresenta maior sensibilidade e pode apresentar uma contração involuntária com ou sem perda de urina, associada a sintomas urinários de urgência.
Essa condição é mais frequente do que se imagina, atingindo aproximadamente 12% das mulheres e a sua causa pode ser neurológica, medicamentosa ou idiopática.
Ela atrapalha muito a qualidade de vida, trabalho, relacionamentos, viagens e eventos do dia a dia, sendo essencial a sua investigação e tratamento.
Eu investigo a bexiga hiperativa através de uma anamnese e exame físico completos, em conjunto com exames de urina, urocultura, ultrassonografia e estudo urodinâmico.
Com minha experiência em doenças urinárias e sendo um especialista em tratamento de bexiga hiperativa, realizo abordagens integradas para assegurar uma melhora rápida e assertiva na qualidade de vida dos pacientes.
A combinação de mudanças no estilo de vida, com a redução de irritantes da bexiga como a cafeína, água com gás, pimenta, álcool, cigarro, associada a fisioterapia pélvica, treinamento vesical e medicamentos é fundamental no tratamento da bexiga hiperativa.
Em casos refratários, realizo a aplicação de toxina botulínica, neuromodulação sacral e até uma cirurgia de ampliação vesical.
Quais os sintomas da bexiga hiperativa?
A bexiga hiperativa pode causar uma série de sintomas urinários de armazenamento, sendo os principais:
Vontade de urinar repentina e muito forte
É comum as pessoas me contarem que sentem uma vontade de urinar súbita e muito forte, que se não se apressar para ir ao banheiro, pode até urinar nas próprias calças.
Este é um sintoma chamado urgeincontinência urinária e ele pode estar ou não associado a perdas urinárias.
É um dos sintomas mais incômodos, pois traz insegurança, incertezas, diversas restrições e medos que limitam o dia a dia de muitas pessoas, que sempre têm que estar alertas se há algum banheiro nas proximidades.
Sensação de bexiga cheia mesmo depois de urinar
Outro sintoma bem frequente é o tenesmo vesical, que é a sensação que a bexiga está cheia mesmo após terminar de urinar.
Esse é um sintoma que pode estar relacionado ou não ao esvaziamento incompleto da bexiga e que muitas vezes não é identificado pelos exames de imagem.
Isso ocorre pela maior sensibilidade da bexiga hiperativa e deve ser tratado, pelo incômodo e sensação de peso que esse sintoma causa.
Vontade de urinar toda hora
Um aumento significativo da frequência urinária também pode ser observado.
Muitas pacientes me contam que vão ao banheiro a cada 20 ou 30 minutos devido à vontade de urinar frequente, atrapalhando muito o seu trabalho e a sua vida social.
Inclusive, muitas mulheres passam a não beber líquidos por medo de ir ao banheiro, que pode ser prejudicial à saúde urinária.
Acordar várias vezes à noite para urinar
Um sintoma extremamente incômodo e que prejudica muito a qualidade de vida é acordar à noite para urinar.
Alguns pacientes me contam que acordam 4 a 8 vezes durante a noite e isso estraga qualquer noite de sono, disposição e produtividade ao longo da semana.
Ansiedade e stress
A bexiga hiperativa pode ser o gatilho para o desenvolvimento de ansiedade, depressão e até alterações comportamentais, tamanho o incômodo que ela causa em alguns casos.
O contrário também é válido, é comum eu atender homens e mulheres que estão com a ansiedade exacerbada e desenvolvem temporariamente sintomas de bexiga hiperativa.
Por isso que eu gosto de ter uma conversa detalhada sobre os sintomas, rotina e estado psicológico de cada pessoa.
Onde fazer o tratamento de bexiga hiperativa em São Paulo?
Se você procura tratamento para bexiga hiperativa em São Paulo, eu, Dr. Eduardo Costa, sou um especialista renomado nesta área.
Com vasta experiência em urologia, ofereço procedimentos minimamente invasivos aliados a uma abordagem humanizada e particular.
Estou localizado na Rua Pamplona 145, Conj 314, Jardim Paulista, e minha clínica disponibiliza consultas tanto online quanto presenciais para pacientes de todo o mundo.
Estou à disposição para te ajudar e responder todas as suas dúvidas sobre a bexiga hiperativa.
Entre em contato pelo WhatsApp e agende a sua consulta.