Tratamento para Câncer de Bexiga em São Paulo
Tratamento para câncer de bexiga
O tratamento para o câncer de bexiga pode ser feito com a raspagem da bexiga, cirurgia para a retirada completa da bexiga, quimioterapia, imunoterapia e radioterapia.
O tipo de tratamento varia conforme o estágio do tumor, sua profundidade, se está localizado somente na bexiga ou se é metastático.
Eu consigo diferenciar e estadiar esta patologia através de um exame físico completo e exames de imagem como a tomografia com contraste.
Sendo um urologista especialista em oncologia, o foco do meu tratamento é a remoção ou controle do tumor, a partir de técnicas minimamente invasivas, que proporcionam uma recuperação precoce e tranquila.
O que é o câncer de bexiga?
O câncer de bexiga é um tumor maligno que atinge as células do interior da bexiga.
Inicialmente, ele é superficial e de fácil tratamento e acompanhamento, mas se não tratado adequadamente, pode se espalhar para as camadas mais profundas, outros órgãos e gerar diversas complicações.
Essa neoplasia é mais frequente na seguinte população:
- Homens
- Após 50 anos
- Tabagistas
- Trabalharam com amianto, arsênico, produtos químicos como corantes e derivados de petróleo
A detecção precoce, assim como o acompanhamento é essencial para aumentar as chances de sucesso no tratamento.
Isso porque essa doença pode progredir para uma doença mais profunda e grave ou recidivar, mesmo após o tratamento.
Eu inicio a investigação e estadiamento deste tipo de câncer através de uma história clínica completa, exame físico, citologia oncótica urinária e exames de imagem como o ultrassom e a tomografia com contraste.
O diagnóstico de certeza só é feito após a biópsia da lesão na bexiga, realizada por cistoscopia, uma espécie de “endoscopia da bexiga”.
Após o resultado da biópsia consigo definir se o tumor é superficial ou profundo.
Eu trato os tumores superficiais com raspagem da bexiga, seguida de imunoterapia intravesical com BCG e cistoscopias de controle.
Já para os tumores profundos, mas delimitados à bexiga o tratamento depende das condições clínicas do paciente e pode ser uma cistectomia radical (retirada completa da bexiga) com derivação urinária ou tratamentos multimodais (raspagem máxima da bexiga, quimioterapia e radioterapia).
Para tumores metastáticos, o tratamento é feito com quimioterapia e imunoterapia.
Quais sintomas o câncer de bexiga pode causar?
Existem diversos sintomas que o câncer de bexiga pode manifestar, sendo os principais:
Sangramento na urina
O principal sintoma do câncer de bexiga superficial ou profundo é o sangramento na urina, que pode ser visível ou ser detectado somente nos exames de urina.
Outras doenças também podem causar esse sintoma, mas o câncer de bexiga sempre deve ser investigado e tratado de forma precoce, dada a sua gravidade.
Ardência e queimação ao urinar
Pacientes com câncer de bexiga podem sentir ardência e queimação ao urinar, um sintoma que muitas vezes é confundido com infecções urinárias de repetição.
Caso você tenha uma infecção urinária e os sintomas persistirem, é essencial agendar uma consulta para investigar outras causas.
Urinar com frequência
O tumor na bexiga pode irritar e inflamar a bexiga, aumentando a necessidade de urinar, mesmo sem a eliminação de grandes volumes de urina.
Essa inflamação pode ou não ser acompanhada de ardência, sangramento e desconforto ao urinar e piora muito a qualidade de vida dos pacientes.
Sensação de bexiga sempre cheia
Outro sintoma irritativo que pode ocorrer devido ao tumor na bexiga é a sensação de que a bexiga não está esvaziando completamente após urinar.
Esta sensação pode ocorrer associada ou não a um esvaziamento incompleto e também deve ser tratada com medicamentos e tratamentos locais.
Dor pélvica e abdominal
A dor na região da pelve e um peso no abdome inferior é um sintoma que pode surgir em estágios mais avançados do câncer de bexiga.
Isso ocorre devido à invasão do tumor em tecidos, órgãos e terminações nervosas próximas, com um incômodo que pode aumentar gradativamente caso a doença não seja tratada.
Emagrecimento
Os tumores de bexiga mais avançados, podem consumir os pacientes, que me contam que emagreceram de 5 a 10 kg de forma espontânea.
Esse emagrecimento ocorre devido ao câncer de bexiga e pode ser acompanhado de desnutrição, devendo ser tratada em conjunto para uma melhor resposta ao tratamento da doença.
Onde fazer o tratamento de câncer de bexiga em São Paulo?
Se você está procurando um urologista para tratamento de câncer de bexiga em São Paulo, eu posso te ajudar.
Sou o Dr. Eduardo Costa, médico urologista especialista em uro-oncologia e ofereço tratamentos minimamente invasivos para o manejo desta condição.
Através de uma consulta humanizada e focada no paciente, consigo responder todas as dúvidas e realizar o acompanhamento adequado para essa patologia.
O meu consultório está localizado no bairro Jardim Paulista, na Rua Pamplona 145, Conj 314, com estrutura moderna e confortável para atender cada paciente de forma personalizada.
Agende sua consulta através do WhatsApp e comece o tratamento com segurança e eficiência, garantindo melhores resultados para a sua saúde.