Tratamento para Câncer de Rim em São Paulo

Tratamento para câncer de rim

Tratamento para bexiga baixa em São Paulo - Dr. Eduardo Costa

O tratamento para câncer de rim pode ser feito com terapias ablativas, cirurgia para a retirada do tumor, retirada total do rim, quimioterapia e imunoterapia.

O tipo de tratamento é individualizado de acordo com o estágio da doença, tamanho do tumor, localização e condições de cada paciente. 

Sendo um especialista em uro-oncologia, sempre faço uma investigação completa do câncer de rim para entender o tipo de tumor, extensão e fornecer os tratamentos mais adequados para o seu caso.

Meu objetivo é proporcionar um tratamento eficaz e personalizado, utilizando as técnicas mais modernas e minimamente invasivas para garantir o melhor resultado possível.

Quais sintomas o câncer de rim pode causar?

O câncer de rim é um tumor maligno do rim que se forma devido a mutações e proliferação desenfreada das células deste órgão.

Pode apresentar diferentes tamanhos, localizações e atingir a parte mais externa do rim, sendo chamado de exótico ou a parte mais interna, sendo definido como endofítico.

Apresenta diversos subtipos, sendo os principais o carcinoma de células claras e o carcinoma papilífero.

É mais frequente em pessoas com as seguintes características:

  • Hipertenso
  • Obeso
  • Tabagista
  • Síndrome metabólica
  • Histórico familiar

É um câncer que causa poucos sintomas e pode evoluir de forma silenciosa, sendo detectado normalmente como nódulos ou cistos renais complexos nos exames de rotina como o ultrassom.

A detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de cura. 

Dessa forma, na menor suspeita eu sempre realizo uma investigação completa com exames físico completo, hemograma, urina, ultrassonografia, tomografia com contraste e ressonância magnética.

Com essas informações consigo definir o estadiamento da lesão, tamanho e localização do tumor. 

Para tumores menores que 3 cm pode ser feito o acompanhamento ou terapias ablativas, como a crioterapia e a radiofrequência, que são ótimas opções para pacientes mais frágeis ou que não desejam realizar uma cirurgia.

Tumores localizados no rim de 4 a 7 cm podem ser retirados por cirurgia com a reconstrução e preservação do rim remanescente, procedimento chamado de nefrectomia parcial.

Lesões maiores ou que infiltrem a pelve renal podem exigir a retirada completa do rim (nefrectomia radical).

As cirurgias normalmente são realizadas por robótica ou videolaparoscopia, já a via aberta é reservada para casos de exceção, quando os tumores são muito extensos ou associados com trombos.

Já para tumores metastáticos, que se espalharam para outros órgãos e já não se localizam somente no rim, o tratamento pode ser feito com quimioterapia e imunoterapia.

Quais sintomas o câncer de rim pode causar?

O câncer de rim normalmente não causa sintomas, mas quando presentes os principais são:

Sangue na urina

O sangue na urina pode ser visível ou detectado em exames de urina e é um sinal importante que não deve ser ignorado.

O tumor de rim só causa sangue na urina quando se desenvolve no interior do rim (pelve renal) ou quando infiltra essa região.

A dor persistente na região lombar, ou nas laterais do abdômen, é outro sintoma que pode surgir em estágios mais avançados do câncer de rim, principalmente quando o tumor atinge grandes dimensões.

Essa dor pode variar de intensidade, indo de um incômodo leve até uma dor mais aguda e constante.

A perda de peso inexplicada pode ser um sinal de câncer de rim, associado ou não a anemia, e é mais comum em tumores avançados.

Mesmo sem mudanças na dieta ou no nível de atividade física, o paciente pode perceber uma diminuição significativa de peso.

A fadiga constante e a sensação de cansaço sem motivo aparente podem ser sinais de que o câncer de rim está afetando o corpo de forma mais ampla. 

Esses sintomas geralmente surgem à medida que a doença progride e podem estar relacionados à anemia que o tumor pode causar.

Em casos de tumores extensos, pode ser observado e palpado uma massa na região do abdome e dorso.

Este achado é pouco frequente em tumores iniciais e pode ser sinal de uma neoplasia mais avançada.

O inchaço nas pernas ou tornozelos pode indicar que o câncer de rim está interferindo na circulação sanguínea ou no sistema linfático. 

Esse sintoma é mais comum em casos avançados e deve ser avaliado por um especialista.

Onde fazer o tratamento de câncer de rim em São Paulo?

Realizo o tratamento para câncer de rim no meu consultório em São Paulo, oferecendo opções avançadas e personalizadas para cada paciente. 

Forneço um tratamento eficaz com foco na preservação da função renal e controle oncológico. 

Atendo no bairro Jardim Paulista, na Rua Pamplona 145, Conj 314, onde ofereço uma estrutura completa para garantir o melhor cuidado possível. 

Se você busca um tratamento especializado para câncer de rim, agende uma consulta através do WhatsApp e inicie o seu tratamento com confiança e segurança.

Utilizamos cookies para tornar melhor a sua experiência em nosso site. Assim, podemos personalizar conteúdos e oferecer uma navegação mais segura. Ao continuar, você aceita o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber mais