Tratamento para Cisto no Rim em São Paulo

Tratamento para cisto no rim

Tratamento para cisto no rim em São Paulo - Dr. Eduardo Costa

O tratamento do cisto no rim depende do tipo, tamanho e características de cada cisto, podendo variar desde o simples acompanhamento, até cirurgias robóticas para sua remoção.

Este tratamento é indicado para cistos complexos, pelo risco de ser um câncer de rim e também para cistos extensos que comprimem outras estruturas e causam sintomas.

Para tratar os cistos renais eu sempre avalio o paciente como um todo, os sintomas que ele apresenta, tamanho, localização, crescimento e características de cada cisto.

Os cistos nos rins são um achado frequente em exames de rotina como o ultrassom e despertam uma preocupação muito grande nos pacientes, com medo de ser um câncer.

No meu consultório, atendo todo dia pacientes com cisto no rim, explico as diferenças entre os diversos cistos e oriento quando devemos realizar o seu tratamento.

O que é um cisto no rim?

Os cistos nos rins são bolsas com conteúdo líquido que podem ser benignos ou malignos.

Podem estar presentes em ambos os rins, apresentar diversos tamanhos e estarem localizados em diferentes partes dos rins.

Eles são extremamente prevalentes, estando presentes em 50% das pessoas após os 50 anos de idade.

Normalmente eu identifico o cisto renal através de exames de rotina como a ultrassonografia e complemento com a tomografia com contraste, caso seja necessário.

A partir disso é possível classificar os cistos renais e definir a melhor conduta para eles, que pode variar desde o acompanhamento de rotina, repetição dos exames em um intervalo menor e até a remoção do cisto, caso haja suspeita de malignidade.

A grande maioria dos cistos são simples, benignos, pequenos, sem calcificações, septações ou espessamentos, não causam sintomas, sendo necessário apenas o seu acompanhamento de rotina, sendo classificados em Bosniak I e II.

No entanto, cistos complexos, classificados como Bosniak IIF, III e IV, apresentam múltiplas calcificações grosseiras, septos, irregularidades e aspecto infiltrativo. Estes devem ser investigados, removidos e analisados por biópsia, pelo risco de ser um câncer renal.

Além dos cistos complexos, os cistos renais simples de grandes extensões, normalmente acima de 10 cm, podem comprimir estruturas adjacentes e causar diversos sintomas, sendo necessária a sua remoção.

A remoção dos cistos pode ser feita através de procedimentos minimamente invasivos como a videolaparoscopia ou a cirurgia robótica.

Quais os sintomas dos cistos nos rins?

Os cistos renais normalmente não causam sintomas e são identificados nos exames de rotina, mas quando presente os principais sintomas são:

Dor nas costas

Quando os cistos renais estão grandes, eles podem pressionar terminações nervosas e causar um desconforto nas costas intermitente em forma de aperto, com dor e maior sensibilidade local.


Isso também pode ocorrer pela compressão da pelve renal, dificultando a saída da urina e resultando em uma dilatação dos rins (hidronefrose), que pode se manifestar com dor lombar, náuseas e vômitos.

Alguns cistos também podem causar uma dor abdominal ou até uma dor nas costas que se espalha para o abdome e isso é mais frequente em cistos simples extensos.


Essa dor abdominal também ocorre pela compressão de estruturas próximas aos cistos e em casos em que ele pressiona o estômago ainda podem causar uma sensação de empachamento, inchaço e perda do apetite.

Quando há a proliferação de bactérias dentro destes cistos renais, pode ocorrer uma infecção.


Essa infecção pode causar febre, calafrios, mal estar, perda do ânimo, adinamia e deve ser prontamente identificada e tratada com antibióticos.

Em casos de cistos renais em íntimo contato com a pelve renal, quando há o rompimento deste cisto, pode ocorrer a saída de sangue na urina de forma visível ou microscópica.


Este sangramento costuma ser autolimitado e desaparecer espontaneamente, mas deve ser monitorado.


Os cistos renais não costumam romper e sempre que houver sangramentos na urina outras condições urológicas devem ser investigadas.

Cistos renais também estão associados a pressão alta. Isso acontece principalmente quando o paciente apresenta múltiplos cistos e de maiores proporções.


Acredita-se que isso seja causado pela menor filtração renal pela compressão que os cistos causam ao longo do tempo.

Onde tratar cistos nos rins em São Paulo?

Buscando um urologista para tratamento dos cistos nos rins? Sou o Dr. Eduardo Costa, médico urologista especialista em cirurgia robótica e procedimentos minimamente invasivos.

Na minha clínica de urologia, atendo com frequência pacientes com cistos renais dos mais diferentes tipos, diferenciado-os e realizando tratamentos específicos para cada um.

Utilizo técnicas avançadas como a cirurgia robótica e procedimentos a laser para proporcionar um tratamento eficaz e com uma recuperação precoce.

Realizo os meus atendimentos no meu consultório que fica na Rua Pamplona 145, Conj 314, no bairro do Jardim Paulista. 

Faço atendimentos online e presencial de pacientes de todo o Brasil e exterior, agende uma consulta pelo WhatsApp e venha me conhecer.

Utilizamos cookies para tornar melhor a sua experiência em nosso site. Assim, podemos personalizar conteúdos e oferecer uma navegação mais segura. Ao continuar, você aceita o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber mais