Tratamento para Dificuldade de Urinar em São Paulo

Tratamento para dificuldade de urinar

Tratamento para dificuldade de urinar em São Paulo - Dr. Eduardo Costa

O tratamento para dificuldade de urinar pode ser feito com remédios, antibióticos e até cirurgias, a depender da sua causa.

Este é um sintoma que pode ser causado por uma série de doenças do trato urinário, que irão se manifestar de formas específicas e exigem uma investigação e tratamentos adequados.

Na minha clínica de urologia atendo diariamente homens, mulheres e até crianças que sofrem com dificuldade para urinar.

A minha abordagem é focada na melhora do padrão urinário e qualidade de vida, com tratamentos personalizados de acordo com a causa e individualidades de cada um.

O que é a dificuldade para urinar?

A dificuldade para urinar é definida como qualquer incômodo, dor, desconforto, perda de força que dificulte ou impossibilite a pessoa de urinar normalmente.

Essa condição contempla uma série de sintomas como:

  • Ardência, dor e sensação de fisgada na micção
  • Necessidade de fazer muita força para a urina sair
  • Vontade de urinar muito forte com pouco volume
  • Jato urinário fraco e fino
  • Acordar à noite para urinar
  • Sensação de bexiga cheia mesmo após urinar

Estes são sintomas extremamente incômodos, que prejudicam a qualidade de vida de muitas pessoas.

Em casos avançados, a dificuldade para urinar pode evoluir para uma retenção urinária, ou seja, o paciente não consegue mais urinar e gera um acúmulo de urina progressivo e doloroso, com necessidade de sondagem de urgência para conseguir eliminar a urina.

Dessa forma, para descobrir a causa da dificuldade para urinar, eu preciso entender quando os sintomas surgiram, sua evolução ao longo do tempo, realizar um exame físico completo e solicitar exames complementares.

Os exames podem incluir exames de sangue, urina, ultrassonografias, urofluxometria e estudo urodinâmico, a depender de cada caso.

A partir disso, eu consigo identificar o que está causando este sintoma e implementar o melhor tipo de tratamento.

O que pode causar dificuldade para urinar?

Essa dificuldade para urinar pode ser causada por diversas condições inflamatórias, infecciosas, neurológicas e até anatômicas:

Infecções urinárias

A causa mais comum de dificuldade para urinar que eu atendo é a infecção de urina, que apesar de ser mais frequente nas mulheres, também pode acometer homens de todas as idades.

Essa infecção costuma aparecer espontaneamente e pode causar ardência, dificuldade para urinar, sensação de bexiga cheia e vontade de urinar com frequência apenas com a saída de gotinhas de urina.

O tratamento é feito com remédios para aliviar os sintomas e antibióticos para eliminar a infecção.

A próstata aumentada, inchada ou hiperplasia prostática benigna (HPB) é uma condição que eu identifico com frequência em homens após os 40 anos de idade.

Em alguns casos, ela causa uma obstrução do canal da urina e uma dificuldade para urinar, com jato urinário fraco, que faz com que os homens acordem várias vezes à noite para urinar, acompanhado de ardência e desconforto.

Essa obstrução costuma ser gradual e progressiva e o tratamento pode incluir mudanças no estilo de vida, remédios para desinchar a próstata e até cirurgias.

O estreitamento da uretra ou estenose uretral pode dificultar a passagem da urina, causando sintomas urinários incômodos e costuma surgir e aumentar ao longo do tempo.

Essa condição pode apresentar diferentes graus de obstrução e tamanhos, que podem estar associados à intensidade dos sintomas.

O tratamento depende de cada caso, mas pode incluir dilatações, cirurgias endoscópicas e até cirurgias abertas e complexas.

Quando as pedras saem dos rins, passam pela bexiga e entopem a uretra, pode ocorrer uma dificuldade abrupta de urinar.

Mesmo após a eliminação desse cálculo, devido a inflamação causada pela sua migração também pode acontecer uma dificuldade para urinar, ardência e sangramento na urina.

Para retirar essa pedra do canal da uretra pode ser necessário um pequeno procedimento, sondagem ou até uma cirurgia de urgência.

Algumas doenças neurológicas comprometem tanto a sensibilidade da bexiga, quanto a capacidade dela se contrair e esvaziar normalmente, levando a uma dificuldade para urinar.

Isso pode acontecer após acidentes com traumas medulares, esclerose múltipla e lesões neurológicas causadas pelo diabetes.

O tratamento dessa condição é extremamente individual e pode variar desde alterações comportamentais, sondagem vesical de horário (cateterismo intermitente limpo) e fisioterapia do assoalho pélvico.

Onde realizar o tratamento para dificuldade de urinar em São Paulo?

Se você está em busca de um urologista para o seu tratamento de dificuldade para urinar, eu posso te auxiliar durante todo esse processo.

Eu sou o Dr. Eduardo Costa, médico especialista em urologia, que é a área responsável por todo o trato urinário.

Utilizo técnicas minimamente invasivas tanto para o diagnóstico, quanto para o tratamento das inúmeras causas que dificultam a passagem da urina.

Faço os meus atendimentos no meu consultório de urologia em São Paulo, que fica no bairro Jardim Paulista, na Rua Pamplona 145, Conj 314.

Estou à disposição para entender todos os seus sintomas, realizar uma investigação completa e te acompanhar durante todo o tratamento.

Marque a sua consulta presencial ou online através do WhatsApp.

Utilizamos cookies para tornar melhor a sua experiência em nosso site. Assim, podemos personalizar conteúdos e oferecer uma navegação mais segura. Ao continuar, você aceita o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber mais