Tratamento para Dor Testicular em São Paulo
Tratamento para dor testicular
O tratamento da dor nos testículos pode ser feito através de medicamentos analgésicos, antibióticos e até cirurgias, a depender da sua causa.
Este desconforto pode ser resultado de uma série de alterações na região escrotal ou à distância, que exigem uma avaliação específica.
Pode surgir subitamente ou aumentar gradativamente ao longo do tempo, acometendo um ou ambos os testículos.
Atendo com frequência no meu consultório homens de todas as idades que sofrem com esse incômodo.
Como médico urologista, a avaliação e tratamento das condições que causam desconforto nos testículos é uma rotina diária no meu atendimento.
O que é a dor nos testículos?
A dor nos testículos é definida como qualquer desconforto na região da bolsa escrotal.
Ela pode ou não ser acompanhada de diversos outros sintomas:
- Inchaço escrotal
- Vermelhidão
- Aumento da sensibilidade
- Horizontalização dos testículos
- Náuseas e vômitos
A dor nos testículos pode ser causada por diversas doenças localizadas nos testículos e estruturas próximas a ele (epidídimo, cordão espermático) ou por alterações à distância.
Devido a uma inervação em comum, é possível que doenças à distância se manifestem com uma dor nos testículos, por isso a avaliação de um especialista é fundamental para diagnosticar e empregar o tratamento correto.
Para tratar a dor testicular, eu preciso entender há quanto tempo se iniciou a dor, quais sintomas que a acompanham, realizar um exame físico completo e solicitar exames complementares.
A partir disso, eu consigo identificar a causa desse desconforto e explicar os possíveis tratamentos para a sua condição.
O que pode causar dor nos testículos?
Inflamação nos testículos
A orquite ou orquiepididimite é a inflamação dos testículos e/ou do epidídimo, que pode causar dor nos testículos, inchaço, vermelhidão e aumento da sensibilidade.
Ela pode ocorrer por diversos agentes como as infecções virais (caxumba), bacterianas e por infecções sexualmente transmissíveis (gonorreia, clamídia).
Essa inflamação pode ser aguda, com sintomas súbitos e mais intensos ou crônica, de forma mais insidiosa.
O tratamento é feito com repouso, anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos.
Torção testicular
A torção do testículo é uma emergência urológica em que há a torção do cordão espermático, comprometendo a irrigação e drenagem sanguínea do testículo.
Isso causa uma dor muito intensa, súbita e incapacitante, associada a inchaço testicular e sensibilidade extrema na bolsa escrotal.
Ela é uma emergência urológica, que deve ser identificada e tratada da forma mais precoce possível no pronto socorro, pelo risco de perda do testículo.
Hidrocele
A hidrocele ou “água nos testículos” é uma causa crônica de dor nos testículos, que pode aumentar gradativamente o volume do saco escrotal e causar uma sensação de peso, dor e inchaço.
Casos discretos podem ser acompanhados, mas quando ela atinge volumes maiores eu indico uma cirurgia para retirar esse líquido e impedir que retorne.
Cistos no epidídimo
Os cistos são bolsas de líquido, benignos que se formam no epidídimo, que quando crescem e atingem grandes volumes, também podem causar dor testicular, inchaço e desconforto ao longo do dia.
O tratamento é feito com uma cirurgia para remoção deste cisto e é um procedimento simples e rápido, que eu realizo em até 30 minutos.
Hérnia inguinal
As hérnias inguinais (da região da virilha) ou inguino-escrotais também podem causar uma dor na região dos testículos devido a proximidade dessas estruturas.
Elas são conteúdos abdominais que saem do local habitual devido a uma fraqueza da parede muscular, sendo mais frequente em indivíduos mais idosos.
O tratamento é realizado através de uma cirurgia para a redução dessa hérnia e com a inserção de uma tela que impede a sua recidiva.
Pedras nos rins
As pedras nos rins são uma das principais causas de dor testicular à distância, ou seja, quando a causa do desconforto não está localizada nos testículos.
Este desconforto costuma ocorrer quando a pedra no rim migra e entope o ureter, principalmente na sua região mais próxima à bexiga e causa uma dor irradiada muito forte na região dos testículos e virilha, acompanhada de náuseas, vômitos e sangue na urina.
O tratamento depende do tamanho do cálculo e localização, presença de infecção, intensidade dos sintomas e outras variáveis.
Onde tratar dor nos testículos em São Paulo?
Se você está sofrendo com dor nos testículos eu posso te ajudar, sou o Dr. Eduardo Costa, urologista especialista em procedimentos minimamente invasivos.
Através de uma história clínica, exame físico completo e exames complementares consigo identificar a causa e realizar o tratamento específico.
Alio um atendimento humanizado e acolhedor com tratamentos avançados e minimamente invasivos.
Faço atendimentos particulares na minha clínica de urologia que fica na Rua Pamplona 145, Conj 314, no bairro Jardim Paulista.
Atendo via presencial e online, para agendamentos envie uma mensagem pelo WhatsApp da clínica que a minha secretária irá te atender.