Tratamento para Estenose de Uretra em São Paulo

Tratamento para estenose de uretra

Tratamento para estenose de uretra em São Paulo - Dr. Eduardo Costa

O tratamento para estenose de uretra pode variar desde o acompanhamento, dilatações, procedimentos minimamente invasivos e cirurgias abertas.

O objetivo é dilatar ou remover a parte da uretra que está estreita, para recuperar o fluxo de urina e aliviar os sintomas urinários que este estreitamento estava causando.

A estenose de uretra é uma doença extremamente variável, com diferentes causas, sintomas, localizações e extensões.

Após identificar todas essas características consigo definir os melhores tipos de tratamentos disponíveis para o seu caso. 

Na minha prática clínica como urologista, atendo múltiplos casos de estenose uretral e o foco do meu tratamento é o alívio dos sintomas urinários e recuperação da qualidade de vida.

O que é a estenose de uretra?

A estenose uretral é o estreitamento do canal da urina chamado uretra, que comunica a bexiga até o meio externo.

É mais comum em homens e este estreitamento é causado por uma fibrose, que pode ser única ou múltipla e acometer diferentes porções da uretra, com diferentes graus de obstrução e extensões.

Essa fibrose pode se desenvolver após:

  • Uretrites por infecções sexualmente transmissíveis (gonorreia, clamídia)
  • Líquen escleroso no pênis
  • Traumas (principalmente acidentes com fraturas da bacia)
  • Após radioterapia
  • Uso de sondas vesicais de demora por longos períodos
  • Após procedimentos cirúrgicos.

Esta é uma doença progressiva e recidivante, ou seja, pode surgir como um pequeno estreitamento e ir progredindo ao longo do tempo, além de surgir novamente mesmo após tratamentos adequados.

Por isso, faço o diagnóstico e acompanhamento dessa condição de forma rotineira através da história clínica, exame físico e exames complementares como a uretrocistografia miccional, urofluxometria e a cistoscopia.

Com todas essas informações e baseado na idade, estilo de vida e condições individuais de cada paciente, consigo programar o tratamento mais adequado.

Quais os sintomas da estenose de uretra?

A estenose uretral pode manifestar diversos sintomas, que variam a depender da localização deste estreitamento e da sua extensão:

Dificuldade para urinar com jato urinário fraco e fino

O estreitamento do canal da urina faz com que o jato da urina seja mais fino e fraco ao passar por esta porção da uretra.

E isso incomoda muito os pacientes, que contam que toda vez que vão urinar sofrem com uma dificuldade para a urina sair, com um tempo para urinar mais prolongado e desconfortável, devido a falta de pressão na urina.

Em casos mais avançados, este canal da urina estreito pode obstruir, causando uma retenção urinária, sendo necessária a passagem de uma sonda para a urina sair.

A passagem da urina por uma região mais estreita pode levar a uma dor, ardência, queimação ou desconforto ao longo de toda a uretra.

Isso pode se manifestar como um desconforto inespecífico na região perineal e no pênis, principalmente durante e após cada micção.

Este sintoma pode ou não ser acompanhado de sangue na urina.

Outro sintoma muito comum é o esforço miccional para urinar, que acontece como um reflexo para tentar ultrapassar este ponto estreito da uretra.

Alguns pacientes me contam que só conseguem urinar sentados e inclinados para frente, a fim de aumentar a pressão no abdome e conseguir fazer com que a urina seja eliminada.

Esse sintoma é extremamente incômodo e torna um momento de relaxamento em uma situação extremamente desagradável e incômoda.

Quando a urina passa por uma área estreita, é comum que o jato da urina não saia de forma uniforme, muitas vezes saindo duplicado, sem coordenação e molhando o sanitário.

Este é outro sintoma que pode estar presente em alguns casos e que gera uma situação constrangedora.

É comum os pacientes me relatarem que estão com vontade de ir ao banheiro toda hora, com uma frequência muito mais alta do que o normal.

Este sintoma ocorre tanto durante o dia, quanto à noite, fazendo com que muitos homens acordem várias vezes à noite para urinar.

Muitas vezes eles confundem este sintoma com uma infecção urinária, no entanto ao realizarem exames de urina, estes são todos normais, o que pode até confundir muitos médicos.

Devido a dificuldade de esvaziar a bexiga completamente, pode ocorrer uma sensação de bexiga cheia após o final da urina.

Isso faz com que muitos pacientes urinem com maior frequência, menores intervalos e ainda assim fiquem com a sensação que sobrou urina na bexiga.

Esse sintoma atrapalha muito a qualidade de vida e faz com que eles sintam um peso na região da bexiga e um desconforto contínuo.

Onde tratar a estenose de uretra em São Paulo?

Se você está em busca de tratamento para estenose de uretra eu posso te ajudar. 

Através da minha experiência em técnicas minimamente invasivas, consigo aliar um tratamento efetivo e preciso, com uma recuperação precoce.

A minha clínica de urologia está localizada na Rua Pamplona 145, Conj 314 no Jardim Paulista em São Paulo (SP), onde realizo consultas presenciais ou online para pacientes de todo o mundo.

Estou à disposição para esclarecer suas dúvidas e fornecer todo o tratamento que você precisa. 

Marque uma consulta online ou presencial através do WhatsApp, a minha secretária irá te passar maiores informações.

Utilizamos cookies para tornar melhor a sua experiência em nosso site. Assim, podemos personalizar conteúdos e oferecer uma navegação mais segura. Ao continuar, você aceita o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber mais