Tratamento para Infecção Urinária de Repetição em São Paulo
Tratamento para infecção urinária de repetição
O tratamento para infecção urinária de repetição é feito com mudanças dos hábitos, antibióticos, vacinas, cremes hormonais vaginais, d-mannose e outras substâncias.
Cada tipo de tratamento é personalizado de acordo com a frequência da infecção urinária, sua localização, sintomas, idade e outras particularidades.
O meu principal objetivo é identificar a causa das infecções urinárias recorrentes, realizar o tratamento desta causa e também adotar medidas para que ela não retorne.
Atendo diariamente pacientes que sofrem com essa condição e realizo uma investigação completa das possíveis causas, para fornecer os melhores tratamentos para cada caso.
O que é a infecção urinária de repetição?
A infecção de urina de repetição ou recorrente é definida quando ocorre mais de 3 vezes em 1 ano ou duas vezes em 6 meses.
Pode acometer tanto homens, quanto mulheres de todas as idades, sendo mais prevalente em mulheres em idade reprodutiva e após a menopausa.
Dentre todas as mulheres, cerca de 30% irão ter um episódio de infecção urinária na vida e destas 25% irão evoluir com infecções de repetição.
As infecções urinárias recorrentes podem acometer o trato urinário inferior (bexiga e uretra), sendo chamadas de cistites e uretrites respectivamente. Quando acometem os rins e as vias urinárias superiores, são denominadas pielonefrites.
A depender do local da infecção urinária, ela pode causar os seguintes sintomas:
- Ardência para urinar
- Vontade de urinar muito forte com pouca saída de urina
- Sensação de bexiga sempre cheia
- Sangue na urina
- Dor e desconforto no abdome inferior
- Febre
- Dor nas costas
- Náuseas e vômitos
Eu consigo diferenciar o tipo e local da infecção urinária a partir de uma história clínica completa, exame físico, urina com urocultura, antibiograma e exames de imagem, como o ultrassom e a tomografia.
A partir disso, eu identifico a causa dessa infecção urinária de repetição e realizo o tratamento específico.
Após a resolução do quadro vigente, são adotadas medidas para evitar a recorrência destas infecções.
Essas medidas incluem corrigir hábitos inadequados, intestino preso, controlar doenças que predispõem a essas infecções e iniciar o tratamento profilático ou preventivo.
Este tratamento profilático pode ser feito com antibióticos por longos períodos, imunoterapia (vacinas), cremes vaginais de estrógeno, probióticos, d-mannose, antissépticos urinários e até aplicação de ácido hialurônico na bexiga.
O que pode causar infecção urinária de repetição?
As infecções de urina recorrentes podem ser causadas por hábitos inadequados, alterações metabólicas, intestinais, urinárias e genitais:
Intestino preso
A constipação intestinal ou intestino preso é uma das principais responsáveis pelas infecções de urina.
Ela é mais comum nas mulheres e ocorre devido a translocação bacteriana, predispondo a infecções frequentes de urina.
Sendo assim, o tratamento do intestino preso é fundamental para evitar novas infecções de urina.
Pedra nos rins
As pedras nos rins podem causar infecções urinárias por basicamente duas razões, a primeira é que ela pode ser contaminada por bactérias que irão se proliferar, gerando infecções de repetição.
E a segunda é que ela pode migrar do rim para o ureter, causar uma obstrução, acúmulo de urina e consequentemente uma infecção de urina.
Hábitos inadequados
Diversos hábitos podem predispor a infecções urinárias e estes são simples e fáceis de corrigir.
Os maiores exemplos são a baixa ingesta de líquidos, segurar urina ao longo do dia, não urinar após ter relações sexuais, uso de espermicidas e múltiplos parceiros.
Atrofia vaginal da menopausa
O ressecamento e atrofia genital da mulher após a menopausa pode deixar essa região mais fina, frágil e suscetível a traumas e infecções.
Essa secura vaginal, além de incomodar a mulher para ter relações, ainda aumenta o risco de infecções urinárias e ginecológicas.
Higiene íntima inadequada
A higiene íntima realizada de forma inadequada pode alterar a flora vaginal e predispor a infecções de urina.
Não é recomendado realizar ducha ou chuveiro por dentro da vagina, é indicado somente a limpeza da região externa e da vulva.
O uso de sabonetes perfumados, cremes e outras substâncias não indicadas para a região íntima também pode favorecer o desenvolvimento de infecções.
Diabetes
Condições como diabetes podem predispor a infecções urinárias recorrentes, principalmente quando não controlada adequadamente.
Não somente o diabetes, mas alguns medicamentos para o seu tratamento, como a dapagliflozina também podem facilitar as infecções de urina.
Onde fazer o tratamento de infecção urinária de repetição em São Paulo?
Se você está sofrendo com infecções urinárias recorrentes, eu, Dr. Eduardo Costa, posso te ajudar.
Na minha clínica, em São Paulo, ofereço tratamentos completos, atualizados e personalizados para combater as infecções e prevenir novos episódios.
Realizo uma investigação aprofundada para identificar a causa das infecções e tratá-las de forma eficaz.
Faço consultas presenciais e online, no meu consultório que fica localizado na Rua Pamplona, 145, Conj 314, no bairro do Jardim Paulista.
Agende uma consulta através do nosso WhatsApp ou telefone.