Tratamento para Inflamação no Pênis em São Paulo
Tratamento para inflamação no pênis
O tratamento para a inflamação no pênis pode ser feito com antiinflamatórios, corticoides, antifúngicos, antibióticos e até cirurgias.
Isso porque, o tipo de tratamento varia de acordo com a causa da inflamação e as alterações que eu encontrar no exame físico completo.
Por isso, uma conversa detalhada e análise de todo o seu histórico é fundamental para identificar a causa e implementar um tratamento específico.
No meu consultório, atendo com frequência homens que se queixam de inflamação no pênis e a grande maioria destes casos são simples e fáceis de tratar.
Tenho grande experiência no tratamento das inflamações genitais masculinas e foco em soluções práticas e eficazes para uma recuperação precoce.
O que é a inflamação no pênis
A balanite ou balanopostite é uma inflamação que pode acometer o pênis e o prepúcio (pele do pênis), causando grande desconforto nos homens.
Pode atingir crianças e homens de todas as idades, sendo mais prevalente em homens com fimose, que tenham dificuldade em expor a cabeça do pênis (glande), com excesso de prepúcio e diabéticos.
Estas condições geram um acúmulo de secreções e umidade na região, que pode predispor a inflamações de diferentes origens.
A inflamação pode causar diversos sintomas, que variam na sua frequência e intensidade, a depender da causa:
- Vermelhidão e inchaço na cabeça do pênis
- Maior sensibilidade e dor ao mínimo contato
- Coceira, ardência e descamação peniana
- Saída de secreção amarelada (em casos de infecções secundárias)
- Mau cheiro
- Feridas e rachaduras no pênis
Para diferenciar as inúmeras causas, eu preciso entender quando os sintomas iniciaram, examinar com cuidado e solicitar exames complementares como exame de urina, micológico e sorologias para infecções sexualmente transmissíveis.
A partir disso, eu consigo fornecer o melhor tipo de tratamento para o seu caso, que pode variar desde o uso de pomadas, cremes, retirada de alérgenos, antibióticos e antifúngicos, até a cirurgia de fimose para casos de inflamações recorrentes do pênis.
Causas da inflamação no pênis
Diversos tipos de infecções, alergias e até hábitos de higiene podem irritar e inflamar o pênis, sendo as principais:
Candidíase
A candidíase masculina é uma infecção causada pela proliferação de fungos no pênis.
Ela causa uma coceira e ardência intensa, associada a uma vermelhidão da cabeça do pênis e do prepúcio, com muitos homens me contando que parece estar em “carne viva”.
Esta doença se desenvolve com maior frequência em homens não circuncidados ou que tenham dificuldade em lavar e secar adequadamente o pênis, levando ao acúmulo de secreções e umidade.
Esta infecção é tratada com pomadas antifúngicas e comprimidos via oral.
Infecções bacterianas
Alguns tipos de infecções bacterianas podem causar a balanite, especialmente em homens não circuncidados.
Ela também pode se desenvolver após atritos, rachaduras e feridas na pele, que permitem que as bactérias contaminem a região e causem infecção.
O tratamento inclui antibióticos, repouso e reavaliação. Em casos de recidiva, a circuncisão pode ser indicada.
Infecções sexualmente transmissíveis (IST’s)
As infecções sexualmente transmissíveis (IST’s) como a herpes genital, gonorreia e sífilis também podem causar diversas alterações genitais, entre elas uma inflamação.
Normalmente elas também cursam com outros sintomas específicos (ardência, corrimentos, feridas no pênis), de acordo com a sua causa.
O tratamento é direcionado para a causa e pode incluir medicamentos antivirais, antibióticos, abstinência sexual e tratamento da parceria.
Alergias
Diversos produtos podem causar reações alérgicas que inflamam a genitália masculina.
É comum eu atender homens com uma maior sensibilidade a produtos do dia a dia, como sabonetes, amaciantes, tecidos, preservativos com espermicida, óleos e cremes íntimos.
O tratamento desta reação alérgica envolve a identificação e interrupção do uso do produto, além de cremes hidratantes, antialérgicos e orientações.
Higiene inadequada
A falta de higiene adequada pode levar ao acúmulo de secreções na região íntima masculina.
Ao longo do tempo, isso pode gerar uma irritação, inflamação e até infecções secundárias.
O tratamento inclui uma orientação adequada sobre a higiene íntima, frequência e produtos que devem ser utilizados para a higiene, além da circuncisão, caso haja dificuldade para expor a glande.
Alterações dermatológicas
Algumas doenças de pele como a psoríase e o eczema podem afetar toda a genitália masculina, incluindo o pênis.
O tratamento inclui a investigação adequada dessas condições com o médico dermatologista, seguido de tratamentos específicos com corticoides e cremes específicos.
Onde tratar a inflamação no pênis em São Paulo?
Você está buscando urologistas para o tratamento da sua inflamação no pênis?
Muito prazer, eu sou o Dr. Eduardo Costa, médico urologista especialista em tratar alterações na genitália masculina.
Na minha prática diária, atendo homens com as mais diversas causas de inflamações genitais, diferenciando estas condições para um tratamento direcionado e eficaz.
Realizo atendimentos via presencial e online para homens de todo o mundo no meu consultório particular que está localizado na Rua Pamplona 145, Conj 314, bairro Jardim Paulista.
Entre em contato via WhatsApp ou telefone e marque a sua consulta!