Tratamento para Pedra nos Rins em São Paulo
Tratamento para pedra nos rins
O tratamento das pedras nos rins pode ser realizado através de remédios que irão dilatar o canal da urina e ajudar a eliminar os cálculos renais, procedimentos endoscópicos à laser, cirurgia percutânea e ondas de choque.
Cada tipo de tratamento apresenta as suas indicações, a depender dos sintomas, tamanho da pedra no rim e localização, que eu identifico através de uma história clínica detalhada e exames de imagem.
As pedras nos rins podem causar uma das piores dores que o ser humano pode sentir, além de outros sintomas debilitantes.
Dessa forma, a sua identificação precoce e tratamentos adequados são essenciais para aliviar a dor e prevenir complicações.
Como um médico urologista especialista em pedras nos rins, consigo identificar e diferenciar os tipos de cálculos renais, para fornecer o melhor tipo de tratamento para cada caso.
O que são as pedras nos rins
As pedras nos rins, também conhecidas como cálculos renais, são formações sólidas que se desenvolvem a partir de cristais minerais da própria urina, acometendo homens e mulheres de todas as idades.
Elas podem variar em diferentes tipos, tamanhos e localizações, podendo acometer um ou ambos os rins.
Podem causar desconforto e infecções urinárias quando estão localizadas dentro dos rins e quando migram e entopem o ureter, geram um aumento de pressão dentro do rim, dilatação e uma série de sintomas intensos, chamados de cólica renal
São mais comuns em pessoas com as seguintes características:
- Bebem pouca água e líquidos
- Obesidade
- Pressão alta
- Sedentarismo
- Doença renal crônica
- Histórico familiar de pedras nos rins
- Hiperparatireoidismo
Através de uma história clínica completa, exame físico, laboratorial e de imagem, como a ultrassonografia e tomografia, consigo identificar as características destes cálculos e fornecer as melhores opções terapêuticas para cada caso.
Além dos remédios para o tratamento da dor e outros sintomas, eu prescrevo medicamentos dilatadores do canal da urina para cálculos pequenos ou realizo a cirurgia à laser ou percutânea para cálculos maiores.
Sintomas das pedras nos rins
As pedras nos rins podem causar diversos sintomas, sendo os principais:
Dor nas costas muito forte
A dor nas costas que as pedras nos rins causam ao obstruir o ureter é descrita como uma das piores dores do mundo.
Muitas mulheres me contam que a dor é semelhante ou até pior do que a dor do parto.
É uma dor súbita, de forte intensidade que pode irradiar para o abdome e descer até a região da virilha, testículos ou grandes lábios.
Normalmente essa dor é tão intensa que leva os pacientes diretamente ao pronto socorro.
Sangue na urina
Além da dor intensa, outro sintoma comum das pedras nos rins é a presença de sangue na urina, conhecida como hematúria.
Quando as pedras se movem pelo trato urinário, elas podem causar pequenas lesões nos tecidos, resultando em sangramento.
Esse sangue pode ou não ser visível a olho nu, em alguns casos sendo detectado somente no exame de urina.
Náuseas e vômitos
Náuseas e vômitos são sintomas comuns associados a pedras nos rins que frequentemente encontro em minha prática.
Estes sintomas surgem devido à dor intensa e à inervação em comum dos rins e do trato gastrointestinal.
O sistema gastrointestinal do corpo está intimamente ligado ao sistema urinário, e os sinais de dor podem estimular o reflexo do vômito.
Os vômitos podem levar a uma desidratação, hipoglicemia e insuficiência renal, sendo mandatório o tratamento deste sintoma para evitar estas complicações.
Febre e calafrios
Febre e calafrios são indicadores significativos de uma possível complicação da pedra nos rins, que é a infecção urinária.
Esses sintomas não devem ser ignorados, pois podem evoluir para uma condição mais grave, como uma sepse ou infecção generalizada e que requer atenção médica imediata.
As infecções urinárias ocorrem tanto pela simples presença do cálculo renal, quanto pela obstrução do ureter e acúmulo de urina.
Maior frequência urinária
Uma maior vontade de urinar, associada a uma ardência também podem ser sintomas das pedras nos rins.
Isso ocorre pela reação inflamatória que a migração dos cálculos renais causa no trato urinário.
Essa é uma condição angustiante que deve ser identificada e tratada em conjunto com os outros sintomas.
Urina escura com mal cheiro
A presença de uma urina mais escura, turva e com mau cheiro pode ser sinal de uma infecção urinária, que é uma das complicações das pedras nos rins.
Além da infecção, ela pode mudar de cor devido a presença de sangue na urina, então caso você esteja apresentando mudança da urina, procure o urologista para investigar e tratar essa condição.
Onde fazer o tratamento de pedra nos rins em São Paulo?
Caso esteja procurando um urologista especialista no tratamento de pedra nos rins em São Paulo,eu posso te auxiliar.
Sou o Dr. Eduardo Costa, médico urologista especialista em pedras nos rins e na minha clínica forneço tratamentos minimamente invasivos, que aceleram o seu processo de recuperação.
Realizo atendimentos online e presencial na clínica localizada na Rua Pamplona 145, Conj 314, no bairro Jardim Paulista, em São Paulo.
O foco do meu tratamento é um cuidado integral, personalizado e diferenciado no tratamento de diversas condições urinárias e sexuais.
Entre em contato através do WhatsApp e agende sua consulta.