Tratamento para Próstata Aumentada em São Paulo
Tratamento para próstata aumentada
O tratamento para próstata aumentada é realizado com remédios, remodeladores da próstata, raspagem da próstata (RTU), vaporização da próstata (Rezum), procedimentos à laser e até cirurgias robóticas.
Cada tipo de tratamento é personalizado de acordo com os sintomas de cada paciente, idade, tamanho da próstata e preferências pessoais.
O meu objetivo é sempre aliviar os sintomas urinários que incomodam os homens e que afetam a sua qualidade de vida.
Tenho grande experiência no tratamento da próstata inchada e ofereço os tratamentos mais atualizados e minimamente invasivos, para garantir uma recuperação tranquila e precoce.
O que é a próstata aumentada?
A próstata aumentada, inchada ou hiperplasia prostática benigna é definida como um aumento do tamanho da próstata, que pode comprimir o canal da urina e causar uma série de sintomas urinários.
Ela é mais frequente em homens após os 50 anos de idade, e, apesar de ser uma condição benigna, os sintomas podem ser bastante desconfortáveis e afetar o trabalho, relacionamentos, viagens e a rotina diária.
Através de uma conversa detalhada, exame físico completo com exame de toque retal, exame de PSA, urina, ultrassonografia e urofluxometria consigo te explicar o quanto a próstata inchada está influenciando nos seus sintomas urinários e definir as melhores opções terapêuticas.
O tratamento pode variar desde mudanças de estilo de vida como evitar a ingestão de líquidos à noite e alimentos que pioram os sintomas urinários como cafeína e pimenta, até o uso de remédios que desincham a próstata e facilitam a saída da urina.
Em casos refratários a essas medidas iniciais eu recomendo procedimentos como a cirurgia à laser da próstata, raspagem, remodelador de próstata e cirurgia robótica.
Cada um desses procedimentos apresenta indicações formais e particularidades que eu explico na consulta, para escolher o tratamento mais adequado.
Quais os sintomas da próstata aumentada?
Os sintomas da próstata aumentada variam, mas alguns são muito comuns e impactam diretamente a vida do paciente.
Jato urinário fraco e fino
Um dos primeiros sinais da próstata aumentada é a diminuição da força do jato urinário. Este é um dos sintomas que os pacientes mais se queixam, com uma diminuição gradual e que vai piorando ao longo do tempo.
Este jato urinário também pode ficar intermitente, ou seja, a urina pode parar e voltar algumas vezes até esvaziar completamente a bexiga.
Vontade de urinar mais frequente de dia e à noite
Outro sintoma comum é a necessidade de urinar com maior frequência, tanto de dia quanto de noite.
Já atendi pacientes que acordavam de 4 a 8 vezes toda noite para urinar e isso é extremamente prejudicial.
Além de aumentar o risco de queda no idoso, prejudica toda a noite de sono e gera cansaço, fadiga, perda de concentração e sonolência ao longo do dia.
Fazer força para a urina sair
Muitos homens com próstata aumentada relatam dificuldade para começar a urinar, mesmo com a sensação de que precisam ir ao banheiro, tendo que fazer força para a urina sair.
Alguns homens me contam que só conseguem urinar sentados e inclinados para frente.
Isso acontece devido à obstrução causada pela próstata inchada e este aumento de força abdominal é uma tentativa de vencer essa obstrução para a urina sair.
Sensação de esvaziamento incompleto da bexiga
A sensação de que a bexiga não foi completamente esvaziada após urinar é um sintoma bastante comum da hiperplasia prostática, chamado de tenesmo vesical.
É comum os homens me contarem que mesmo após terminar de urinar, sentem a bexiga cheia, tendo que voltar após um curto período para urinar de novo.
No entanto, em alguns casos este é somente um sintoma de armazenamento causado pela próstata aumentada e não sobra nenhuma urina, mesmo com a sensação de bexiga cheia.
Dor, ardência e desconforto ao urinar
Alguns pacientes relatam dor e ardência durante a micção, devido ao aumento da próstata.
Este desconforto pode ocorrer tanto no início, meio, quanto no final da micção e é um desconforto constante, que só se intensifica ao longo do tempo.
Este sintoma prejudica muito a qualidade de vida dos homens e deve ser investigado de forma completa.
Retenção urinária
Em casos mais graves, a próstata aumentada pode bloquear completamente o fluxo de urina, levando à retenção urinária ou “urina presa”.
Esta é uma complicação que causa uma dor muito intensa no abdome inferior, agonia e vontade de urinar muito forte e crescente, com a impossibilidade de saída da urina.
A retenção urinária deve ser resolvida de forma imediata e precoce no pronto socorro com a passagem de sondas que irão possibilitar a saída da urina.
Onde fazer o tratamento de próstata aumentada em São Paulo?
Se você está em busca de um especialista no tratamento da próstata aumentada em São Paulo, eu, Dr. Eduardo Costa, estou aqui para ajudar.
Através de uma abordagem humanizada, personalizada e tratamentos minimamente invasivos consigo proporcionar uma melhora dos sintomas urinários e uma recuperação rápida da qualidade de vida.
Atendo de forma presencial e online na minha clínica, localizada no bairro Jardim Paulista, na Rua Pamplona 145, Conj 314 em São Paulo capital.
Agende a sua consulta através do WhatsApp ou telefone e melhore a sua saúde urinária.