Saiba como aliviar a dor de pedra nos rins (cólica renal)

homem idoso com a mão nas costas apresentando dor de pedra nos rins

A cólica renal é uma dor extremamente forte que ocorre quando as pedras nos rins migram para o ureter e o entopem.

Muitos pacientes sofrem com isso e procuram maneiras para aliviar esse desconforto. Mas quais medidas realmente funcionam?

Neste artigo explicaremos o que você deve fazer caso esteja com cólica renal e como aliviar esse sintoma.

O que fazer em caso de cólica renal?

Caso você esteja com cólica renal o primeiro passo é comunicar algum familiar ou acompanhante e pedir que ele te leve ao pronto socorro imediatamente.

Isso porque esta é uma dor extremamente forte e incapacitante, que faz com que muitas pessoas até desmaiem de dor.

Essa dor surge na lombar e irradia para o abdome, até a região da virilha, com sangramento na urina, náuseas, vômitos e um aumento da vontade de urinar.

Pacientes que já tiveram múltiplos episódios de cólicas renais costumam identificar um novo episódio, mas é fundamental ser avaliado pelo médico no pronto socorro que irá examinar e pedir exames complementares.

Como aliviar a dor de pedras nos rins?

Existem várias maneiras para aliviar esse desconforto, mas, dentre as principais e mais eficientes, destacamos:

Não beba muita água durante a crise renal

Durante a crise renal não é recomendado beber água em excesso, pois devido a obstrução do ureter pelo cálculo, isso pode aumentar a pressão dentro dos rins e piorar a dor.

Recomendamos uma ingesta maior de líquidos somente após a resolução do quadro, para prevenir a formação de novas pedras nos rins.

Tome remédios analgésicos e anti-inflamatórios

Analgésicos e anti-inflamatórios podem melhorar rápido a dor das pedras nos rins, no entanto, esses medicamentos não auxiliam na eliminação dos cálculos, somente no alívio do desconforto.

Dentre os analgésicos comuns se destacam a dipirona e o paracetamol, enquanto que os mais potentes são o tramal e a morfina.

Já os anti-inflamatórios mais utilizados são o cetoprofeno, ibuprofeno, tenoxicam e o trometamol.

Use antiespasmódicos para diminuírem as cólicas 

Os remédios antiespasmódicos também podem ser utilizados para o tratamento da dor em cólica, sendo os principais o buscopan e o tropinal.

No entanto, assim como os analgésicos e anti-inflamatórios, eles apenas aliviam os sintomas e não agem na eliminação ou tratamento do cálculo renal.

Alfa-bloqueadores para dilatar o ureter

Os remédios “dilatadores” do canal da urina (doxazosina, tansulosina) podem ajudar na melhora da dor e na expulsão da pedra.

Eles relaxam a musculatura lisa dos ureteres, o que facilita a migração do cálculo e a sua eliminação espontânea.

Estes medicamentos tem melhor ação em cálculos de 0,5 a 1,0 cm localizados na porção média e inferior do ureter.

Cirurgia para quebrar as pedras nos rins

Por fim, quando o tratamento medicamentoso não é suficiente para controlar as dores , é necessária a cirurgia de pedra no rim.

Neste procedimento, pode-se realizar somente a desobstrução do ureter (por meio da passagem do cateter duplo J) ou a fragmentação do cálculo a laser, com retirada dos fragmentos.

Qual a melhor posição para deitar quando está com dor no rim?

Recomenda-se que o paciente deite de lado, a fim de deixar o lado acometido pela pedra para baixo, em contato com a cama.

Alguns especialistas acreditam que isso pode aumentar o fluxo sanguíneo renal e auxiliar no alívio dos sintomas e na eliminação do cálculo renal, assim como o uso de uma bolsa quente na região. 

Independentemente da posição em que você escolher deitar, procure sempre manter o corpo relaxado e confortável.

E lembre-se que o mais importante para o tratamento da cólica renal é procurar um médico urologista.

Artigo escrito por:

Picture of Dr. Eduardo Costa

Dr. Eduardo Costa

Dr. Eduardo Costa (CRM: 175220-SP / RQE: 103714) é médico cirurgião urologista formado pela FMABC em São Paulo, onde realizou a sua graduação, residência médica de Cirurgia Geral e Urologia. Após a formação, realizou Fellow em Uro-Oncologia na FMABC e se especializou em Cirurgia Robótica e procedimentos minimamente invasivos (videolaparoscopia e laser).

Utilizamos cookies para tornar melhor a sua experiência em nosso site. Assim, podemos personalizar conteúdos e oferecer uma navegação mais segura. Ao continuar, você aceita o uso de cookies. Acesse nossa Política de Privacidade para saber mais