Cirurgia para pedra nos rins é perigosa? Tipos e recuperação

urologista em centro cirúrgico com um ureteroscópio para uma cirurgia de retirada de pedra nos rins

A cirurgia para pedra nos rins consiste em fragmentar e remover os cálculos renais.

Ela é indicada para pedras que causam dor, infecções, obstruções do ureter e quando os remédios não são suficientes para a sua eliminação na urina.

O tipo de cirurgia depende do tamanho e localização do cálculo.

A recuperação depende do tipo de cirurgia e características do paciente.

Após a retirada das pedras, é recomendado ingerir 2 litros de água diariamente, ficar em repouso, utilizar os remédios prescritos pelo médico e retornar ao urologista.

Nos primeiros dias após o procedimento, podem ocorrer sangramentos leves na urina, maior vontade de urinar, além de desconforto lombar e abdominal.

Tipos de cirurgia para pedra nos rins

O tipo da cirurgia para pedra nos rins é baseado no tamanho e posição do cálculo renal, sendo os principais:

1. Cirurgia a laser

A cirurgia para pedra no rim a laser ou ureterolitotripsia é o procedimento que fragmenta e retira o cálculo renal por dentro da via urinária.

Um aparelho é introduzido desde a uretra, passando pelo ureter, até chegar ao rim.

É indicada para a maioria dos cálculos no ureter e rim de até 2,0 cm.

Apresenta a vantagem de ser rápida, sem cortes, resolutiva e pouco dolorosa.

Recuperação da cirurgia a laser: Ela pode ser realizada com anestesia geral ou raquianestesia e sedação. O paciente recebe alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Não deixa cicatrizes e o tempo de repouso é de 07 dias.

Um médico segura um ureteroscópio, um dispositivo fino e flexível, introduzido através da uretra, passando pela bexiga, ureter e chegando até o rim com pedras, que serão fragmentadas a laser.
Na cirurgia a laser, o urologista utiliza um ureteroscópio que entra pela uretra, passa pela bexiga, ureter e chega até os rins, onde irá quebrar as pedras e retirá-las.

2. Cirurgia com ondas de choque

A cirurgia para pedra nos rins por ondas de choque ou litotripsia extracorpórea utiliza ondas que quebram as pedras nos rins e são eliminadas na urina.

É indicada para cálculos de até 1,0 cm com rigidez menor que 1000 UH e localizados no cálice renal superior e médio.

Não necessita de internação, sendo realizada via ambulatorial e com pouco desconforto.

Recuperação da cirurgia com ondas de choque: Ela é realizada somente com sedação, com alta no mesmo dia do procedimento. Não apresenta cortes ou cicatrizes e o paciente pode retomar as atividades após 03 dias, pelo risco de eliminar fragmentos de cálculos neste período.

3. Cirurgia percutânea

A cirurgia percutânea é feita através de um corte de 1 cm nas costas ou abdômen, seguido da dilatação do rim, passagem do nefroscópio e litotridor ultrassônico.

Ela apresenta maior potência na fragmentação dos cálculos, sendo indicada para pedras maiores que 2,0 cm e cálculos coraliformes.

É a cirurgia para pedra nos rins mais efetiva para quebrar cálculos grandes e duros.

Recuperação da cirurgia percutânea: Essa cirurgia é realizada com anestesia geral e o paciente recebe alta de 1 a 2 dias após o procedimento. É realizado um corte de 1 cm na lombar ou abdome e o retorno às atividades varia de 7 a 14 dias.

Tubo atravessando o rim até a pelve renal para fragmentar e remover pedras nos rins através da cirurgia percutânea
Na cirurgia percutânea, o nefroscópio atravessa o rim até chegar ao local das pedras que serão fragmentadas e removidas pelo próprio aparelho.

4. Cirurgia por vídeo ou robótica

A cirurgia para pedra nos rins por vídeo ou robótica é realizada através de pequenas incisões abdominais, insuflação de gás e uso de pinças delicadas.

É indicada para casos de exceção, como cálculos extensos no ureter ou no rim e que apresentam contraindicações aos outros procedimentos.

Recuperação por vídeo ou robótica: É realizada sob anestesia geral e o paciente recebe alta no dia seguinte à cirurgia. São realizados pequenos cortes de 1 cm no abdômen e o tempo de repouso é de 07 dias.

Cirurgia para pedra nos rins é perigosa?

Os principais riscos e complicações das cirurgias para pedra nos rins são as infecções e sangramentos.

Podem ocorrer também lesões no ureter, estreitamentos, migração do cálculo e fístulas urinárias.

Caso o paciente apresente os seguintes sinais e sintomas, deve comunicar o seu urologista e ir diretamente ao pronto socorro:

• Febre
  • Náuseas e vômitos
  • Incontinência urinária
  • Sangramento intenso na urina
  • Dificuldade para urinar

No hospital serão realizados medicamentos e exames específicos como o hemograma e a tomografia, para investigar a causa e iniciar o tratamento específico.